Guia de Turismo Local

Chamamos de guia de turismo local, aquele profissional que contratamos para nos acompanhar em roteiros city-tour ou outros roteiros quando chegamos ao nosso destino. Na verdade, o guia local, é o guia de turismo regional ou nacional que atua no receptivo de determinada cidade; muitas vezes, com devidas especializações. Ex: guia especializado em roteiros culturais, históricos, ecoturismo, aventura, museus, terceira idade, entre tantos outros. Mas normalmente somos guias regionais e nacionais – e ponto.

Por exemplo, eu sou guia-local no Rio de Janeiro e além do receptivo na minha cidade também atuo formando grupo para minhas excursões nacionais. Vamos a um exemplo técnico:  caso organize uma viagem para Natal (daqui a um mês estarei em Natal – Semana Santa), por exemplo, vou contratar um guia-local na cidade de Natal para acompanhar meu grupo em roteiros city-tour, pois é esse profissional que vai transmitir ao grupo toda parte histórica, arquitetônica e curiosa da cidade.

O guia local, na maioria das vezes – e assim tem que ser -, é um guia cadastrado na Embratur. No entanto, algumas regiões, não disponibilizam desse profissional ou de cursos que formam esse profissional, então, sugiro que você proceda da seguinte forma nos casos em que decidas viajar com sua familia ou amigos, sem ajuda de operadora, pacotes ou excursões:

 - Leia e estude muito sobre a cidade de destino. Leia bastante sobre tudo o que você puder sobre aquela região.

- No hotel ou pousada onde você vai se hospedar, peça informações sobre a possibilidade do grupo obter um acompanhante durante o passeio.

- Procure a secretaria de turismo local ou o sindicatos de guias e peça para indicarem alguém que acompanhe o grupo. Em algumas cidades, moradores e adolescentes que são chamados de guias-mirins, são qualificados e indicados para essa função.

- Nos passeios de ecoturismo nunca vá sozinho com seu grupo. Sempre solicite, na administração do parque/reserva, um guia especializado em ecoturistmo, trilhas.

- Museus, Reservas Florestais, Fortes, Igrejas, Centros de Cultura, sempre disponibilizam de profissionais que acompanham grupos. Basta solicitar.

 

No mais, boa viagem e se precisar de receptivo aqui no Rio de Janeiro, é só entrar em contato. Teremos o imenso prazer de lhe acompanhar e apresentar as maravilhas da nosso Estado.

Abaixo alguns momentos com os guias-local e excelentes profissinais que contratatamos durante nossas viagens e passeios.

 

DSC06946

guia-local Brito (de blusa branca) , em Porto Seguro/BA

 

DSC06949

guia local Brito falando ao grupo em Porto Seguro/BA.

DSC04983

guia local (não me recordo o nome) em Poços de Caldas/MG

 DSC09952

Motorista e guia Marcos, que nos acompanhou em Recife, João Pessoa, Caruaru, Porto de Galinhas – Semana Santa em 2009.

cristo em close

Eu (no canto superior a esquerda) acompanhando grupo ao Cristo Redentor.

PB020075

Guia-mirim em São Tomé das Letras/MG que nos acompanhou até a Gruta do Labirinto. Apesar de conhecer São Tomé das Letras, sempre contrato guias-local para nos acompanhar.

DSC09171

Um dos guias especializados da Fortaleza Santa Cruz, em Niteroi/RJ. Por ser área militar, a Fortaleza Santa Cruz, dispõe de militares-guias que orientam os grupos nas visitas.

About these ads

3 Respostas para “Guia de Turismo Local

  1. Pingback: Para tudo há sempre uma solução… « Partidas e Chegadas

  2. Pingback: Destino: Centro Histórico do Rio de Janeiro « Partidas e Chegadas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s